03 setembro 2010

Processo Casa Pia

Após oito longos anos de investigações e depoimentos, "terminou" hoje o conhecido processo "Casa Pia", com a absolvição de uma arguida e com a condenação dos restantes seis.
O antigo motorista da alegada instituição, Carlos Silvino, foi condenado na pena mais pesada, de dezoito anos, tendo em conta ter confessado os crimes de que era acusado. O seu representante legal anunciou a interposição de recurso para o Tribunal da Relação.
Carlos Cruz,o antigo apresentador televisivo, foi condenado a sete anos de prisão efectiva. O arguido apenas foi acusado por três dos crimes em que estava pronunciado. Um dos seus advogados, Sá Fernandes, anunciou a decisão de recorrer da sentença.
Ferreira Diniz, foi condenado a sete anos e o embaixador Jorge Ritto a seis anos e oito meses, sendo apenas acusado de oito dos onze crimes em que estava pronunciado.
Manuel Abrantes, ex-provedor da Casa Pia, foi condenado a cinco anos e nove meses, sendo apenas condenado por dois dos 51 crimes iniciais em que estava pronunciado, no entanto o Ministério Público apenas o acusou de 16 destes. Abrantes anunciou a interposição de recurso e reafirmou a sua inocência: "Dei tudo o que tinha para dar, respondi a tudo o que o tribunal me perguntou, nunca abusei de ninguém".
O advogado Hugo Marçal foi condenado a seis anos e dois meses.
Gertrudes Nunes, acusada de 26 crimes de lenocínio, foi absolvida, já que o tribunal considerou que não estavam preenchidos todos os requisitos para a condenação.
O acórdão foi lido pela juíza Ana Peres. "Termina" assim, um julgamento em que estiveram envolvidos 981 depoimentos,(920 testemunhas,32 vitimas, 19 consultores técnicos e 18 peritos), ainda a acrescentar existe um processo de 273 volumes, 352 DVD, 588 apensos e 1000 CD.
A sessão terminou exactamente às cinco horas da tarde (hora continental), quanto às declarações, Miguel Matias, advogado das vitimas, pronunciou a sua satisfação :"Foi uma decisão muito acertada para todos os arguidos. Quando os jovens são apelidados de mentirosos, quando toda a gente pôs em causa o que eles disseram ao longo deste tempo todo, eu ficaria contente e eles também com a condenação dos arguidos".

(Dados e Números recolhidos de RTP e DN)

Sem comentários: