26 dezembro 2013

The Advent Calendar: Day 1

The way to the Naughty List

Todos os anos, a mesma questão repete-se: que cozinhar para sobremesa destes dias natalícios?
É claro que o bolo de frutas não pode faltar. É natural que o bolo de nozes seja tradição recorrente. As bolachas de gengibre e outras de chocolate são presença feita obrigatória, mas o que escolher como remate ideal da ceia ou do almoço de Natal... Eis uma dúvida importante.
Ao longos dos últimos tempos, vim optando por diferentes delícias e desta vez embarquei na construção de pequenos pudins de leite condensado coroados por cerejas cristalizadas e regados com caramelo: uma tentação!
Sem milhares de recipientes a sujar e sem dezenas de euros a gastar, não podiam ser mais simples.
Bata seis ovos até atingir um preparado homogéneo. Junte uma lata de leite condensado e adicione a mesma medida de leite de vaca meio gordo, poupando, assim, uma chávena que, de outra forma, implicaria mais alguns minutos de dedicação à limpeza.
A soma deverá ser semelhante a um néctar creme bastante líquido.
À parte, sobre lume alto, case 0,5 dl de água e 250g de açúcar até atingir ponto caramelo. Quando reparar que a água foi completamente absorvida, junte mais 10 dl e deixe ferver até obter um preparado similar a caramelo. Poderá, por outro lado, comprar este passo e salvar alguns minutos e tachos.
Unte com manteiga as suas formas de queijadas (para pudins individuais) ou de bolo (para uma sobremesa única), regue-as com o caramelo e deite o magnífico preparado de ovos. Para facilitar esta tarefa, recorra a um copo medidor: útil e eficaz.
Enchidas as 12 formas, leve ao forno em banho maria por 30 minutos ou até estarem doirados e sólidos.
Para desenformar, deixe a forma virada ao contrário sobre um prato ou tabuleiro e espere que o pudim deslize.
Dos 12 pudins que fiz, todos saíram facilmente e sem qualquer dilema. Porém, se estiver a encontrar problemas com esta etapa, pressione o pudim de modo a soltá-lo.
Por fim, escolha os seus melhores pratos e disponha-os banhados em caramelo e decorados com cerejas cortadas a meio.
Depois do bacalhau, do grão de bico, do repolho e da cenoira, apresenta estas preciosidades e, certamente, impressionará os convidados...
Um verdadeiro mimo festivo.
Vai conseguir resistir?

Inspirado na vida,
IP

Sem comentários: