20 julho 2012

Protegem-se os imigrantes e discriminam-se os contribuintes!

Não é de hoje que os continentais fitam os açorianos – em especial, os micaelenses e o seu sotaque – com desprezo e certo escárnio. Mas quando é demais, chega!
Já ouvimos todo o tipo de anedotas e suportámos a humilhação das legendas nos telejornais, porém nunca antes tinham usado o nosso sotaque num anúncio publicitário cujo título é: «Não é preciso entender o senhor Miguel (…)».

Estava eu, calmamente, a assistir programas sem interesse numa tarde de descanso, quando certa publicidade me despertou espantou, indignação e vontade de mandar o comando da TV ao próprio monstrinho. A história por detrás do tal produto é simples: um certo micaelense, dono de um restaurante, explica como ser o melhor na confecção de bifes, exagerando pelo caminho todos os nosso defeitos do sotaque. Na primeira vez que o vi, não percebi metade do que o senhor disse, refletindo-se, de imediato, a inadequação do vocabulário usado. Não, nós não dizemos televisão dessa forma estranha, nem usamos «poderiz» em todas as frases… Contudo, se utilizassem, com o mesmo exagero, estes vocábulos e esquecem o dito título, eu daria-me por descontente, talvez imparcial, com o tempo. Todavia, usam-o e isto é ultrajante!

Então, andaram-se anos a defender os negros e os outros imigrantes, aclamando-se os seus direitos. Em todo o lado se apregoa a igualdade e, mesmo assim, massacram-se os que falam de forma diferente, a sua própria língua. Se se ouve um brasileiro, é sensual, se se ouve um açoriano, goza-se. Não gozam, porém, dos nossos impostos, certo? E das nossas compras… O nosso dinheiro – e voto – é semelhante ao dos finos continentais… ainda assim somos usados como estratégia de venda.

Talvez dê alguns frutos esse vosso trabalho e, por melhor que seja a marca, a mim surge-me a vontade de qualquer punição. Pode ser extremo ou irreal, mas a revolta nunca foi, propriamente, racional. Com tudo isto, a Optimus utilizou o sotaque de uma outra zona de Portugal, mas respeitou-a. Já a São Miguel, restam as legendas,aparentemente, precisas, já que o senhor Miguel é difícil de compreender!

 

O famoso e Incompreensível anúncio do senhor Miguel!

Sem comentários: