23 agosto 2012

Os europeus de Henry James

A obra Os Europeus foi mais uma tentativa de regressar ao encanto de Daisy Miller, que, parcialmente, foi recuperado.
A história de dois irmãos vindos da Europa para a América, à procura dos seus primos e de toda a riqueza que possa advir deles e das suas relações. Retrata, portanto, um contraste entre estas duas cultura, revelando um cenário oposto a Daisy Miller, já que aí a jovem americana é vista como leviana em contraste com os valores rígidos da sociedade europeia, enquanto que na obra presente os visitantes são pintados como adeptos  de um divertimento inoportuno e repletos de artificialismos, que são muito opostos à estrita moral de disciplina dos americanos.
De certa forma, trata-se de uma obra morna, já que a baronesa é uma vil mulher, que não confere qualquer dinamismo à obra, com exceção, é claro, de quase destruir certo entendimento entre um jovem casal e de atrair um dos mais ilustres homens locais.
Por outro lado, o seu irmão – o jovem artista Félix – é contagiante com a sua alegria. A sua pequena história de amor é das mais deliciosas do romance.
Com efeito, é interessante. Todavia, a enorme extensão dos capítulos satura  qualquer leitor sem disposição para uma obra lenta e sem progressão. Em suma, uma leitura agradável e, em parte, adequada para uma tarde cinzenta estival!

2012-08-23 13.10.22

Sem comentários: