21 setembro 2013

Agnes Grey de Anne Brontë

O Diário de uma Jovem

Talvez existam coincidências, já que, na exata altura, em que me mudo e que começo a "viver sozinha", início - e termino - a leitura deste romance dedicado à vida de uma precetora quase nómada!
Em primeiro lugar, é importante referir que da autora, somente, conhecia as irmãs cujas obras aprecio, mas pela quais não deliro. Têm, definitivamente, um estilo mais complexo e entrançado que, apesar de ser do meu gosto, conduz-me, por vezes à distração.
Mas irmãs à parte, Anne parece-me ser a execção. Tem um estilo mais claro, talvez mais infantil, e, claramente, mais atraente.
Quanto ao enredo, não me diria, propriamente, uma fã. Antes, assemelha-se a uma história austeniana desbotada sob o sol da Literatura. Miss Grey - protagonista que dá nome ao livro - parece-me similar a Fanny Price - heróina de Mansfield Park: a mesma submissão e falta de cor.
Porém, é, com certreza, uma obra execelente e cativante! Dedique-lhe tempo e verá como se esgota em menos de nada.
Uma sugestão? Leve-a aos jardins da Calouste Gulbenkian e perca-se numa Inglaterra bucólica de outros tempos.

Eis outras perspectivas dos jardins...














Sem comentários: