14 setembro 2014

Lisboa Em Mim: 3 Pedaços da Cidade Embutidos na Criatura

O Segundo Nascimento

Embora me tenha agarrado à minha alma original, a existência num outro pedaço de mundo - e até de cultura - tornou imperativa a concretização da personalidade até aí mantida refém no seio da familiaridade a que estava habituada.
Este segundo nascimento mais camaleónico ficou, definitivamente, marcado pelos minúsculos riscos da cidade e pelas enormes aventuras aí passadas.

A Distância Real
As expedições lisboetas são, inexoravelmente, coroadas por longas e intermináveis caminhadas. De facto, a própria rotina de sobrevivência diária é manchada por múltiplos quilómetros tonificantes.
Na cidade, tudo está tão perto e, simultaneamente, tão distante...
Depois de descobrir os melhores atalhos, parece ridículo usar qualquer transporte para chegar de São Sebastião à notável Baixa e, no entanto, na volta, aquele parque intermédio não quer cessar de se alongar.
De volta a casa e estou fechada num recanto da vida com distâncias absurdamente mínimas que absorvem, agora, uma luz de pequenez e facilidade por comparação.
Lisboa faz bem à alma e à saúde depois de galgados aqueles sete quilómetros na esperança de mais um gelado na Ribeira das Naus.

 A Miséria Flagrante
Os pedintes proliferam nas suas mais variadas formas e, sobretudo, transformam aquelas caminhadas em corridas de obstáculos dolorosas.
Num comprimento considerável, somos inquiridos, abordados e torturados pelas preciosas moedas.
Este hábito de evitar mais uma cara que se encolhe de fome, vício e tristeza altera-nos profundamente. 
Ainda de regresso à cidade natal, a aproximação de um estranho já se assemelhava a mais um desafio e todavia refletiu-se num absurdo pedido de orientação geográfica.
Lisboa torna-nos, assim, um bocadinho menos solidários, cansados da caridade constante e da pobreza óbvia que nos rouba a roupa da alma. 

A Rapidez Tresloucada
Um ritmo, deliciosamente, frenético que, rapidamente, se incute no seu próprio passo.
Estamos todos a correr - para o metro, para a fila do supermercado, para a passadeira - e , no entanto, parecemos alienados da verdadeira sorte possuída.
No final de um breve dia de rapidez, a exaustão instala-se e, ainda assim, exige mais uma prova de velocidade.

Esta é a semana das mudanças: abrace-as e venha transformar-se no herói da metrópole que engole a sandes diária enquanto corre para apanhar o último autocarro.
Um momento de prazer a grande velocidade multiplicado por todos os sorrisos solares.
Vai experimentar?

Inspirado na vida,
IP

Sem comentários: