01 setembro 2014

Living With a Stranger: Os 5 Círculos da Privacidade Esfumada

Partilhar, Dividir e Sacrificar

Talvez esteja, neste preciso momento, a decidir que tipo de alojamento escolher para esta grande aventura que é deixar a gaiola doirada pela primeira vez... Eu estava, certamente, a fazê-lo, no Setembro que nos deixou e se transformou em História.
No maravilhoso ano de inauguração da minha carreira universitária, fiquei-me pela residência universitária e pela partilha de um espaço pessoal. O entusiasmo inicial de conhecer alguém novo e de existir num lugar e conceito díspares daqueles que sempre alojaram a minha alma, em breve, se diluiu nas incontáveis falhas de privacidade - ou até respeito.

Hoje conto-lhe o mau, mas ficam prometidas as vantagens, já que, evidentemente, existem e merecem ser consideradas.
Nem tudo é terrível - só estes 5 círculos de invasão descarada que nos fere, inevitavelmente, o ânimo e a vontade de ali continuar.
Se encontrar um amigo no seu colega de quarto, talvez nem se coloquem tais questões. Caso contrário, descubra o lado positivo: terá sempre as narrativas surpreendentes para contar aos meros mortais que se mantêm fora do sistema do sacrífico do ar!

1. Sono Comprometido
Prepare-se para sonos abreviados: madrugadas que se encurtam sem dó e noites que se alongam até à exaustão da paciência.
Por um lado, a [in]coincidência dos vossos horários implica o distúrbio deste precioso repouso. Por outro, o desajustamento entre as vossas capacidades de organização, exige do 2º membro um estudo profundo e eficaz na véspera da frequência, que se esvai noite dentro de luz acesa e barulhos constantes.
Ao fim de semana, prepare-se para noitadas que acabam às seis da manhã e se refletem em distúrbios agoniantes.
Essa dança entre culpados - não será, certamente, sempre a vítima - aumenta a tensão e retira-lhe anos de vida!
Se preservar o seu sono - especialmente, no dia anterior àquela terrível avaliação - talvez não seja esta a opção para si.

2. Três ou Quatro São Uma Multidão
A arquitetura do espaço que partilhará foi pensada para dois e já com algum esforço, se ambos decidirem andar pelo quarto num frenesim tresloucado.
Defina a sua opinião na participação de outra criatura, antes que se veja isolada na secretária com mais meia centena de habitantes, que partilham histórias, risos e ocasionais gritos.
Antes de mais, seja flexível - o novo ninho é vosso e não somente seu - mas imponha-se, quando a situação se tornar ou tender para insuportável e, acredite, não é preciso muito para tal cenário se concretizar.

3. Estudo Organizado
Mais uns passos de tango nas inúmeras tentativas de conseguir umas horas de solidão para consolidar aquela pilha de matéria.
Este não é, de facto, o pior dos dilemas e é, facilmente, conciliável, mas tenha atenção aos horários do seu colega ou estará perdido no período das torturas agendadas.

4. Tempos Difíceis
Seja sincero, os tempos de depressão, ligeiras lágrimas e grande irritabilidade são inexoráveis.
Adicione à tensão anterior, um estudante em iminente queda e obterá uma bomba nuclear pronta a explodir.
Nos momentos horripilantes em que vê alguém partir - física ou metaforicamente - um espaço privado parece fundamental e estará, de certo, dele privado.
Por outro lado, se encontrar na cama oposta um amigo, o auxílio será bem-vindo...

5. Vida Interrompida
Acene à meia hora diária de pilates e ao ioga de sexta-feira. Despeça-se das idas sorrateiras ao frasco das bolachas.
Em primeiro lugar, o espaço para as primeiras atividades e todas as semelhantes é inexistente devido à presença constante de um outro ser.
Em segundo, todas as suas tentações serão bem conhecidas e perderão, por isso, o prazer do segredo.
Os pequenos sinais de tranquilidade tornam-se urgentes como aquela hora de leitura em perfeita paz e comodidade.

Uma existência, permanentemente, dividida ensina-lo-á a apreciar o conforto que renegou para seguir um sonho. Fá-lo-á ponderar a seriedade de tal almejo e, no entanto, reforçará a vontade de ter sucesso e conquistar a humanidade.
Uma provação que agride a sua sanidade, identidade e privacidade, transformando-o numa criatura digna de ser vista: positiva, feliz e, sobretudo, preparada para as vicissitudes do mundo.
Não deixe de embarcar nesta viagem.
Vai resistir?

Inspirado na vida,
IP

Sem comentários: