05 setembro 2014

Making a Time Capsule: 10 Souvenirs do Presente

Cristalizar o Momento

Estes últimos dias de repouso infantil empurram-me, inevitavelmente, numa espiral de nostalgia, tristeza e ansiedade.
 Não é que esteja à beira de um ataque de nervos, mas, no fundo, cada segundo parece ser devorado com uma fúria demasiado avassaladora.
Entre momentos frenéticos, desperdícios quotidianos e preguiças desnecessários, o fim das férias sempre representou a morte de mais um pedaço infantil da minha alma como um prelúdio de uma adultez que não tarda.
Uma existência, constantemente, em mudança - em adaptação - que merece a conservação por estádios...

Uma Caixa de Pensamentos

Para cumprir tal tarefa, decidi preservar a identidade deturpada e confusa - mas entusiasmada - que hoje alojo através de 10 reflexos materiais, históricos e, sobretudo, mais do que preciosos.
Eis a caixa de memórias que salvaria em caso de incêndio: um volume de mim guardado por 10 anos como oferenda ao meu "eu" mais idoso (de, então, 29 anos).

10 Fragmentos de Mim Encaixotados

Contive uma mistura interessante de momentos, realmente, atuais e recordações esvoaçantes que nunca me abandonam.
Um verdadeiro reflexo da criatura que aqui vos fala:

1. O Livro Preferido
Encapsulo, assim, um sorriso confortável e uma leve aceleração do pulso.
Um sonho, esperançosamente, em progresso nos 10 anos que se seguirão.

2. Uma Carta
Dirijo-me à minha jovem envelhecida e pergunto-lhe sobre a sua própria existência e vitórias... Oriento-a e explico-lhe o conteúdo da caixa, dando-lhe ordens específicas sobre cada item. Aconselho-a a repetir o meu gesto. 
Falo ao coração de trinta anos que hoje me bate no peito.

3. Algumas Passagens Aéreas
Símbolos efémeros deste período de frenética migração: são dois bilhetes que representam as múltiplas dezenas que utilizo como marcadores de livros (que chique, não?).

4. Postais
Um segmento do amor dos que já partiram, estão longe ou desbotados. São cartões de aniversário, de Natal ou de cumprimento, cartas de amizade ou de amor parental, souvenirs dos lugares que entretanto conquistei.
Uma pilha de memórias valiosas que estimo com toda a minha proteção e carinho.

5. Jornais
Almejo profundo e atualização imperativa desta criatura que virá.

6. O Diário de Londres
Uma viagem àquela semana de aventura pura. Talvez um guia para futuras expedições.

7. As Receitas Prediletas
Curiosamente, são instruções para a criação de doces: panquecas - ou uma centelha de amor maternal matinal - beijinhos de filho e pudim de leite condensado (que pode descobrir aqui).
A gula não é um pecado a que me associe, mas parece-me que o fascínio pela verdadeira comida ainda está por explorar..

8. O 3 Filmes Favoritos
As três fitas a que me rendi este ano e que exijo que sejam recordadas no momento de abertura:

9. Fotografias
São disparos da infância e de alguns seres importantes.
Breves fraudes intemporais...

10. Uma Revista de Moda
Um divertido convite ao estilo deste ano esfumável.


O Relance Final

Organizada a pilha de recordações, é chega a hora de a selar para os dez anos que serão volvidos até ao seu estudo energético.
Uma viagem que se oferece e se impinge na construção desta própria caixa de emoções.
Que guardaria na sua?

Inspirado na vida,
IP

Sem comentários: