Como conseguir 20 em 3 passos
Há algum tempo, era eu uma criança amadurecida pelo mofo das páginas conquistadas e olhava para três anos de aventuras assustadoras.
Viver o secundário pode ser, realmente, um desafio ou, por outro lado, uma magnífica dança ao luar, se estiver disposto a gastar todas as manhãs no mais intenso labor e concentração.
Do alto das minha quase duas décadas - ainda não completas, graças a Deus e ao tempo gentil - parece-me ridículo sofrer por uma carreira institucional acessível e receptiva aos eventuais sucessos.
Eis como fazer parte da lista dos heróis e conseguir, em Setembro, a melhor das colocações universitárias:
Divide and conquer
Continuo a praticar - agora, diariamente - esta manobra inteligente de consumo apressado de conhecimento.
Imprima um calendário ou compre uma bela agenda e aponte todo e qualquer compromisso, preparando, antecipadamente, um plano de estudo para cada semana.
Os hábitos de organização são um tesoiro na faculdade, mas, no secundário, dão-lhe outra possibilidade, a de respirar, preguiçar e abandonar o estudo em avalanche.
Colheita cultural
Se quem corre por gosto não cansa, faça da sua carreira de "violência simbólica" a mais saborosa de sempre.
Existem dezenas de alternativas ao conhecimento livresco: veja um filme, leia um livro, vá ao teatro, descubra uma exposição...
Há mais mundo do que aquele contido num manual. Explorá-lo é a melhor das oportunidades fornecidas pela acção pedagógica destes tempos.
Desista da cultura pré-fabricada e invista em si!
Investigação, comparação e síntese
Depois de se organizar e se assemelhar a um lírio em flor, esmague todo o seu universo num delicioso saber exposto e avaliado em 20.
Decore, reflita e apresente a sua visão fundamentada, que decerto lhe valerá uma excelente nota.
Já estamos no final de Outubro - e o Outono nada de chegar - os testes estão quase a assaltar-nos a casa, mas, enquanto tem tempo, reveja algumas paixões e esclareça o seu reportório de vidas e histórias.
Vai resistir?
Inspirado na vida,
IP
Sem comentários:
Enviar um comentário