23 setembro 2008

Esboço de Vida

3.º Capitulo


Uma névoa caía sobre mim, abraçava-me á noite, deixava-me sentir como se fosse pedaço do ar, pedaço do espaço. Uma lágrima húmida por meu rosto, um sorriso instantâneo se abria, o prazer de todas as sensações e nenhumas.
A alegria de fazer parte de um cenário, de ser peça de um enorme puzzle, de encaixar nesta enorme caixa chamada “ Vida”.
A vida contempla isso mesmo, todos nós fazemos parte de um equilíbrio de emoções. Quem nunca sofreu ou nunca sorriu por sentir sensações opostas?
Um sorriso não transporta apenas alegria, mas também tristeza, porque após o sol vem a chuva.
A amizade é o tesoiro mais raro de encontrar, mas no entanto, apenas se procura a felicidade, esquecendo-se de que para sorrir é preciso amor. Este amor ausente do material, presente no coração.
Uma constante busca por algo impossível de encontrar? Não, buscam algo que apenas se demonstra oculto ao seu lado. O que buscam é o elixir eterno da alegria. Será que não entendem que este elixir se bebe de cada sorriso ou lágrima derramada sensações.
Sofrer torna-nos mais fortes, mais nós, mais vividos e mais felizes. Porque a vida é uma constante, todas as sensações devem ser experimentadas e exploradas. De que vale nunca chorar se sem lágrimas a felicidade parece neutra.
Acima de tudo, a vida é um conjunto.
Amando por amar, ou sofrendo por sofrer, não há valor nestas palavras. Damos partes de nós em cada ar pensativo ou em cada sorriso extremamente longo.
Um amanhã virá recheado de felicidade, mas sem a tristeza de hoje de que servirão os sorrisos do futuro? Sem valor, neutros, porque hoje não conheço mais nada do que isto, não terá mais valor o tão procurado tesoiro.
Assim busca-se a felicidade em algo que nos assombra, a Tristeza. Ninguém quer sofrer, mas será que alguém quer não sentir a felicidade.
Tudo que deseja-mos assim o é porque não o temos por facilidade. E é verdade que o que tem esforço é mais bem recebido?
Chora-mos por dor, mas esta dor que nos faz sofrer, também nos faz sentir felizes, porque ela é razão de desejar-mos a felicidade.
Não ouses pensar que sofrer é o pior que te podia acontecer, porque quando o sorriso rasgar-te o rosto, as lágrimas serão secas e um tal pensamento apagado.
Não chores por não seres feliz, mas sorri por teres este equilíbrio.
Então o verdadeiro tesoiro é a felicidade? Não, o verdadeiro tesoiro é o equilíbrio que nos faz desejar a nossa menina “Alegria”.
Não procures a Felicidade, apenas trabalha por ela, surgirá de forma natural. Não chores por quere-la, sorri porque ela virá de uma forma mais gostosa.


Inspirado na Vida


I.P.
(Isabel Patricio)

1 comentário:

Anónimo disse...

O Esboço de Vida está cada vez melhor. Este foi o meu capitulo preferido!
Continua assim!!
Bjs.
B.R.